Com o apoio

AstraZeneca

Dr.ª Fernanda Estevinho: “Neste momento, as cirurgias estão a decorrer sem qualquer problema”

A médica oncologista Dr.ª Fernanda Estevinho partilha as tendências relatadas ao longo deste ano, a nível nacional e europeu, na área do cancro do pulmão. Dá ainda a conhecer a realidade vivida no Hospital Pedro Hispano, onde trabalha, e a forma como foram reorganizados os tratamentos, as equipas, os serviços e as próprias instalações.

Vídeos

Notícias

Teams: a ferramenta da Microsoft que está a mudar a interação das equipas multidisciplinares

A aposta na tecnologia faz parte da nova realidade dos serviços hospitalares e, no que concerne às Consultas de Decisão Terapêutica, a plataforma Microsoft Teams surge em destaque. Vários especialistas juntaram-se e discutiram as mais-valias desta ferramenta.

Oncologia pneumológica: Especialistas alertam para diminuição do número de primeiras consultas

Os pneumologistas alertam para a diminuição do número de primeiras consultas em oncologia pneumológica e pedem aos doentes que não deixem de ir aos hospitais, porque o risco de não tratar a doença é maior.

A prova dos números

Que impacto nos profissionais de oncologia?

Que impacto nos profissionais de oncologia?

 

67% dos 1.520 profissionais inquiridos, de 120 países, partilharam uma mudança nas tarefas profissionais devido à pandemia; 78% reportaram um aumento da preocupação com a segurança pessoal no trabalho; e 51% beneficiaram de acesso a serviços de apoio em saúde e bem-estar.

Fonte: Impact of COVID-19 on Oncology Professionals, resultados preliminares (maio e junho de 2020), da ESMO Resilience Taskforce

Ensaios clínicos interrrompidos

920

Ensaios clínicos interrrompidos

Os ensaios clínicos em Oncologia sofreram danos colaterais da pandemia de COVID-19, devido ao receio de contágio, dado que os doentes oncológicos se encontram entre os grupos de risco. Assim, estima-se que, entre fevereiro e maio último, 920 ensaios de intervenção em Oncologia tenham sido interrompidos.

Fonte: “Oncology Trials During the COVID-19 Pandemic”, em Cancer Network,15 de julho de 2020

Quimioterapia e COVID-19

Quimioterapia e COVID-19

Sem influência na mortalidade

A mortalidade por COVID-19 em doentes com cancro parece ficar a dever-se, principalmente, à idade, ao género e a comorbilidades, não tendo sido identificada qualquer relação entre a quimioterapia e outros tratamentos oncológicos e um risco acrescido de mortalidade por Coronavírus, por comparação com doentes que não se submetiam a tratamento ativo.

Fonte: “COVID-19 mortality in patients with cancer on chemoteraphy or other anticancer treatments: a prospective cohort study”, Lennard Y Lee, PDhil, Prof. Jean Baptiste Cazier, PhD, T Starkeuy, MSc, e outros. Maio de 2020.

Contacte-nos

insidenow@newsfarma.pt


+351 21 850 40 65

Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL

Não tem conta? Registe-se!