Com o apoio

apoio

Prof.ª Doutora Rosa Maria Principe: “A nossa sensação é que houve mais descompensações do que em anos anteriores”

“É evidente que uma diabetes tipo 2 numa pessoa idosa não se trata igual por telefone, porque são pessoas que precisam muito da nossa ajuda”, afirma a Prof.ª Doutora Rosa Maria Principe, diretora do Serviço de Endocrinologia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Por outro lado, adianta que foi “relativamente fácil” manter o contacto com as pessoas mais jovens e com maior acesso à tecnologia, como é o caso das consultas de bombas de insulina e de diabetes tipo 1.

Vídeos

COVID-19: Diabéticos abrangidos pelo regime excecional de proteção

As pessoas com diabetes foram incluídas no regime excecional de proteção face à pandemia de COVID-19 definido pelo decreto-lei n.º 20/2020, depois de, num primeiro momento, terem ficado de fora das medidas aprovadas pelo governo.

Em todo o mundo

463 Milhões têm diabetes

Em 2019, aproximadamente 463 milhões de pessoas em todo o mundo tinham diabetes, das quais a grande maioria (cerca de 90%) era diabetes tipo 2. 

Fonte: Estudo intitulado Losing weight could prevent or even reverse diabetes, according to new research, publicado a 31 de Agosto de 2020 na Science Daily.

Obesidade mórbida e COVID-19

9% dos casos

A taxa de obesidade mórbida está diretamente relacionada com 9 % das taxas de casos e mortes por COVID-19. Foi a conclusão de investigadores do Alabama que estudaram adultos entre os 18 e 64 anos e concluíram que há uma relação direta entre as duas variáveis.

Fonte: Dados da Universidade de Alabama of Alabama, numa investigação intitulada “The prevalence of morbid obesity in a population is associated with negative outcomes from COVID-19, according to a new analysis of morbid obesity data and reported COVID-19 deaths in the United States”.

42% da População

Piorou alimentação no confinamento

Cerca de 45% dos inquiridos num estudo da Direção-geral da Saúde afirma ter mudado os hábitos alimentares durante o período de confinamento, com 42% a admitirem ter sido para pior. Mais de metade dos inquiridos diminuiu a atividade física.

Fonte: Estudo da Direção Geral da Saúde realizado em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Contacte-nos

insidenow@newsfarma.pt


+351 21 850 40 65

Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL

Não tem conta? Registe-se!