Com o apoio

MSD logo

Tratamento antirretrovírico na ULS de Matosinhos: “Não houve 5% de falhas ou abandonos durante 2020”

No serviço de Infecciologia da Unidade de Saúde Local de Matosinhos, há 1235 doentes com VIH em seguimento ativo.

Vídeos

Impacto da COVID-19 no tratamento da VIH é menos severo do que o espectável

O impacto da pandemia no tratamento da VIH é menor do que o inicialmente temido, avança o programa das Nações Unidas UNAIDS, apesar de dados recentes terem demonstrado que a COVID-19 teve umarepercussão significativa nos serviços de teste de VIH.

VIH e COVID-19: Risco acrescido ou não?

As pessoas que vivem com VIH correm ou não um risco acrescido de contrair o novo coronavírus? E, por outro lado, existe uma maior mortalidade associada à COVID-19 no que toca a estes doentes? É neste sentido que se tem debruçado a investigação clínica.

A prova dos números

De 14 para 10 dias Isolamento

De 14 para 10 dias

Isolamento

A possibilidade de encurtar o tempo de isolamento profilático está a ser estudada por uma equipa de infecciologistas, avançou a diretora-geral da Saúde, Graças Freitas. Esta medida já foi implementada noutros países, como França, Luxemburgo, Alemanha e Bélgica.

Fonte: Expresso

2,5 milhões de euros Em novo centro

2,5 milhões de euros

Em novo centro

O Hospital e São João, no Porto, vai contar com um Centro de Infecciologia. Estimado em 2,5 milhões de euros, o projeto original inclui 10 quartos de isolamento “de alto nível”, quatro de cuidados intensivos e quarto com isolamento de biossegurança de nível três, ou seja, com as características de um laboratório. A Associação Empresarial de Portugal angariou cerca de 800 mil euros para a construção.

Fonte: Agência Lusa

SOS SIDA Reforçada

SOS SIDA

Reforçada

A Liga Portuguesa Contra a Sida reforçou o aconselhamento telefónico devido à crise pandémica. Assim, a Linha SOS SIDA – 800 20 10 40 – passou a atender entre as 10.30 e as 21.30, de modo a dar resposta às dúvidas de pessoas com VIH e outras doenças infeciosas relacionadas com a COVID-19.

Fonte: Liga Portuguesa Contra a Sida

Testes COVID-19 Portugal é 10.º na UE

Testes COVID-19

Portugal é 10.º na UE

Portugal é o 10.º país da União Europeia que realiza maior número de testes de COVID-19 por habitante. Assim, foram realizados 3,2 milhões de testes: 46,3% no SNS, 42,7% em unidades privadas e 10,9% em academias e outros.

Fonte: SNS (Capacidade SNS – Resposta à pandemia, de 26 de outubro)

Contacte-nos

insidenow@newsfarma.pt


+351 21 850 40 65

Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL

Não tem conta? Registe-se!