Com o apoio

Bristol Myers Squibb logo

Dr. Fernando Barata: "Tentamos compensar a chegada tardia dos doentes, procurando acelerar o processo de diagnóstico"

Para "compensar" a chegada tardia dos doentes oncológicos, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra apostou na rapidez do diagnóstico e da avaliação multidisciplinar. Quem o diz é o Dr. Fernando Barata, diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que revela que, embora os números globais de 2020 tenham sido semelhantes aos de anos anteriores, houve meses em que foi notada uma redução de doentes.

Vídeos

Podcasts

IPO de Coimbra: "Prevenir é sempre o melhor caminho"

"Preparar para o pior, esperar o melhor". É esta a máxima que o IPO de Coimbra tem incorporado na sua estratégia de ação, perante a pandemia, de forma a garantir a assistência aos doentes e reduzir o risco de infeção por SARS-CoV-2. Antecipar é também a palavra chave, de acordo com a presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Maria Margarida Ornelas, e a diretora clínica, Dr.ª Ana Pais.

IPO do Porto preocupado com redução na referenciação de novos casos de cancros

Os responsáveis do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto estão “muito preocupados” com o acesso a diagnóstico após terem registado uma redução “significativa” na referenciação de novos casos de cancro da mama e digestivos.

A prova dos números

oncologia1

55%

Quebra no diagnóstico
e tratamento oncológico

O diagnóstico e o tratamento do cancro foram adversamente afetados em 55% dos 105 países inquiridos pela Organização Mundial de Saúde, durante a pandemia de Covid-19.

Fonte: “Pulse survey on continuity of essential health services during the COVID-19 pandemic”, da Organização Mundial de Saúde. Agosto de 2020.

oncologia2

COVID-19 e cancro

Alta taxa de mortalidade

Investigadores dos EUA analisaram dados de mais de 900 pacientes com COVID-19 e cancro, nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, tendo verificado que 13% morreram. Outro estudo, que envolveu 800 doentes do Reino Unido, nas mesmas condições, identificou que 28% morreram.

Fonte: “Clinical impact of COVID-19 on patients with cancer (CCC19): a cohort study” e “COVID-19 mortality in patients with cancer on chemotherapy or other anticancer treatments: a prospective cohort study”, em The Lancet. Maio de 2020.

oncologia3

Reforço

26 especialistas

A área hospitalar de Oncologia vai ter um reforço de 26 médicos. Esta contratação insere-se no despacho com a distribuição do contingente das 950 vagas do concurso de 1.ª época dos recém-especialistas nas áreas hospitalares (911) e de saúde pública (39), publicados em Diário da República.

Fonte: Diário da República. Setembro de 2020.

Contacte-nos

insidenow@newsfarma.pt


+351 21 850 40 65

Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL

Não tem conta? Registe-se!