Para "compensar" a chegada tardia dos doentes oncológicos, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra apostou na rapidez do diagnóstico e da avaliação multidisciplinar. Quem o diz é o Dr. Fernando Barata, diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que revela que, embora os números globais de 2020 tenham sido semelhantes aos de anos anteriores, houve meses em que foi notada uma redução de doentes.
Em 2020, o número de casos de cancro do pulmão referenciados para o Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar de São João foi semelhante a 2019 e 2018, no entanto, os doentes chegavam em "piores estados gerais". De acordo com o Prof. Doutor António Araújo, este último fator levou a que houvesse um "maior número de decisões de apenas medidas de suporte".
O oncologista Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa esteve à conversa com a Inside Now sobre o impacto da pandemia na área da Oncologia, tendo partilhado a realidade vivida no Hospital CUF Tejo, em Lisboa, mas também estratégias que, na sua visão, podem ser implementadas para garantir o melhor e mais atempado tratamento dos doentes.
“Na realidade, no final do ano, tínhamos atingido mais ou menos os mesmos valores de consultas”, revela o Dr. Ricardo Luz, diretor do Serviço de Oncologia Médica do Centro Hospitalar Lisboa Central, ressalvando que, para que isso fosse possível, existiu um “esforço suplementar” por parte dos profissionais.
Médicos de família sobrecarregados. Limitações no acesso a consultas. Desvio de profissionais. Redução de procedimentos e de acesso a meios de diagnóstico. Estas são algumas das situações que fazem prever um decréscimo no número de diagnósticos e de doentes tratados, embora o Dr. André Mansinho ressalve que não existem ainda dados efetivos que o comprovem. Por outro lado, o oncologista dá a conhecer a realidade do Hospital Santa Maria, em Lisboa, revelando que houve um aumento de primeiras consultas, face a 2019.
O que mudou na gestão da doença oncológica, no contexto pandémico? Esta é a questão que está no centro de mais um webinar da Inside Now, que conta com a presença da presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia e coordenadora de Oncologia Médica da CUF Oncologia, Dr.ª Ana Raimundo, e da diretora do Serviço de Oncologia do IPO Coimbra, Dr.ª Gabriela Sousa.
Prof. Doutor Mário Fontes e Sousa: “A capacidade de integrar os hospitais privados deve ser considerada”
Tempo: 37m58s
"Preparar para o pior, esperar o melhor". É esta a máxima que o IPO de Coimbra tem incorporado na sua estratégia de ação, perante a pandemia, de forma a garantir a assistência aos doentes e reduzir o risco de infeção por SARS-CoV-2. Antecipar é também a palavra chave, de acordo com a presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Maria Margarida Ornelas, e a diretora clínica, Dr.ª Ana Pais.
Os responsáveis do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto estão “muito preocupados” com o acesso a diagnóstico após terem registado uma redução “significativa” na referenciação de novos casos de cancro da mama e digestivos.
![]() 55%Quebra no diagnóstico
|
![]() COVID-19 e cancroAlta taxa de mortalidadeInvestigadores dos EUA analisaram dados de mais de 900 pacientes com COVID-19 e cancro, nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, tendo verificado que 13% morreram. Outro estudo, que envolveu 800 doentes do Reino Unido, nas mesmas condições, identificou que 28% morreram. Fonte: “Clinical impact of COVID-19 on patients with cancer (CCC19): a cohort study” e “COVID-19 mortality in patients with cancer on chemotherapy or other anticancer treatments: a prospective cohort study”, em The Lancet. Maio de 2020. |
![]() Reforço26 especialistasA área hospitalar de Oncologia vai ter um reforço de 26 médicos. Esta contratação insere-se no despacho com a distribuição do contingente das 950 vagas do concurso de 1.ª época dos recém-especialistas nas áreas hospitalares (911) e de saúde pública (39), publicados em Diário da República. Fonte: Diário da República. Setembro de 2020. |
Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL