Com o apoio

Recordati

Psiquiatria: Uma viagem no tempo com o Prof. Doutor António Pacheco Palha (Parte I)

Esta é a primeira parte de uma conversa sobre a história da Psiquiatria em Portugal. Pela voz do Prof. Doutor António Pacheco Palha, recuamos até momentos como a transformação do Convento de Rilhafoles no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, e construção do Hospital Conde Ferreira, no Porto, e a organização das Ordens Religiosas.

Vídeos

COVID-19: Sete em dez portugueses em quarentena acusaram sofrimento psicológico

Sete em dez portugueses que estiveram em quarentena ou já recuperados da COVID-19 acusaram sofrimento psicológico e mais de metade apontou sintomas de depressão moderada a grave, revela um estudo do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA).

“As medidas de combate à infeção são difíceis de aplicar em doentes que não compreendem a importância que essas medidas têm”

Alertou o Prof. Doutor GöranHajak, no âmbito do webinar intitulado “Novos desafios e oportunidades na gestão da Esquizofrenia”. O evento visou abordar o impacto da pandemia por COVID-19 e os novos desafios que a doença colocou na prática clínica em psiquiatria e na vida dos doentes, em particular no que respeita a escolha da abordagem terapêutica e sob o ponto de vista farmacológico. A sessão, promovida pela JabaRecordati, decorreu a 1 de outubro e contou com a moderação da Dr.ª Sofia Brissos.

A prova dos números

Psiquiatria

Psiquiatria no Porto

Idas à urgência em queda

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, aceite para publicação na revista científica Psychiatric Quarterly, indica que, entre 19 de março e 2 de maio, foram registados 780 idas à Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto: Trata-se de uma quebra de 52% comparativamente ao mesmo período de 2019, em que se verificaram 1.633 episódios de urgência. A redução é mais acentuada entre os jovens e as mulheres, embora estas últimas contabilizem a maioria dos episódios.

Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Setembro de 2020

Saúde Mental

53% DOS ADULTOS (EUA)

COVID-19 AFETA SAÚDE MENTAL

53% dos adultos, nos Estados Unidos, relataram que a sua saúde mental foi afetada negativamente pela preocupação e pelo stresse associados ao novo coronavírus.

Fonte: “The Implications of COVID-19 for Mental Health and Substance Use”, em Kaiser Family Foundation. Agosto 2020.

Burnout

Burnout

52% DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Durante o combate à pandemia de Covid-19, mais de metade dos profissionais de saúde (52%) apresentaram sinais de burnout, em Portugal.

Fonte: Agência Lusa. Setembro 2020.

45.641

 

45.641

É o número de chamadas atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico, lançada a 1 de abril, em Portugal.

Fonte: SNS (Capacidade SNS – Resposta à pandemia, de 26 de outubro)

Contacte-nos

insidenow@newsfarma.pt


+351 21 850 40 65

Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL

Não tem conta? Registe-se!