Com o apoio

Recordati

Prof.ª Doutora Maria João Heitor aponta consequências dos atrasos no diagnóstico e no acesso aos tratamentos

A diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo, Prof.ª Doutora Maria João Heitor, destaca que não houve uma redução das consultas externas, ao contrário do que seria espectável, existindo, inclusive, “um ligeiro aumento, embora muito à custa de teleconsultas”. Na sua visão, este é um indicador de que as equipas, apesar da pandemia, “continuaram a dar uma boa resposta”, mas não deixa de apontar as fragilidades do SNS.

Vídeos

Notícias

COVID-19: Sete em dez portugueses em quarentena acusaram sofrimento psicológico

Sete em dez portugueses que estiveram em quarentena ou já recuperados da COVID-19 acusaram sofrimento psicológico e mais de metade apontou sintomas de depressão moderada a grave, revela um estudo do Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA).

“As medidas de combate à infeção são difíceis de aplicar em doentes que não compreendem a importância que essas medidas têm”

Alertou o Prof. Doutor GöranHajak, no âmbito do webinar intitulado “Novos desafios e oportunidades na gestão da Esquizofrenia”. O evento visou abordar o impacto da pandemia por COVID-19 e os novos desafios que a doença colocou na prática clínica em psiquiatria e na vida dos doentes, em particular no que respeita a escolha da abordagem terapêutica e sob o ponto de vista farmacológico. A sessão, promovida pela JabaRecordati, decorreu a 1 de outubro e contou com a moderação da Dr.ª Sofia Brissos.

A prova dos números

Psiquiatria

Psiquiatria no Porto

Idas à urgência em queda

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, aceite para publicação na revista científica Psychiatric Quarterly, indica que, entre 19 de março e 2 de maio, foram registados 780 idas à Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto: Trata-se de uma quebra de 52% comparativamente ao mesmo período de 2019, em que se verificaram 1.633 episódios de urgência. A redução é mais acentuada entre os jovens e as mulheres, embora estas últimas contabilizem a maioria dos episódios.

Fonte: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Setembro de 2020

Saúde Mental

53% DOS ADULTOS (EUA)

COVID-19 AFETA SAÚDE MENTAL

53% dos adultos, nos Estados Unidos, relataram que a sua saúde mental foi afetada negativamente pela preocupação e pelo stresse associados ao novo coronavírus.

Fonte: “The Implications of COVID-19 for Mental Health and Substance Use”, em Kaiser Family Foundation. Agosto 2020.

Burnout

Burnout

52% DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Durante o combate à pandemia de Covid-19, mais de metade dos profissionais de saúde (52%) apresentaram sinais de burnout, em Portugal.

Fonte: Agência Lusa. Setembro 2020.

45.641

 

45.641

É o número de chamadas atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico, lançada a 1 de abril, em Portugal.

Fonte: SNS (Capacidade SNS – Resposta à pandemia, de 26 de outubro)

Contacte-nos

insidenow@newsfarma.pt


+351 21 850 40 65

Edifício Lisboa Oriente
Av. Infante D. Henrique, 333 H, Esc. 37
1800-282 Lisboa
PORTUGAL

Não tem conta? Registe-se!